Se por um lado as temperaturas quentes convidam a atividades ao ar livre, praia, piscina, por outro, pode tornar-se um verdadeiro pesadelo se não tivermos a casa fresca.
Torna-se então necessário encontrar formas de arrefecer a sua casa e torná-la mais agradável. No entanto a utilização de equipamentos de climatização estão associados a uma fatura elevada da eletricidade.
Como poupar está na ordem do dia, deixamos-lhe algumas dicas que pode usar para tornar a sua casa mais fresca sem gastar muito dinheiro.
- Mantenha as janelas, estores, persianas, portas ou portadas e cortinas fechadas durante as horas de mais calor. O ideal seria apenas abrir durante a noite quando a temperatura é mais fresca.
- Prefira lâmpadas fluorescentes LED ou compactas, pois não emitem calor e ainda gastam menos energia.
- As plantas são excelentes aliadas para manter a sua casa mais fresca durante os dias mais quentes. Devem ser regadas à noite pois a água levará mais tempo a evaporar e a humidade gerada irá tornar a atmosfera menos asfixiante. Também pode colocar nas fachadas da sua casa, sob a forma de jardim vertical, pois servem de parapeito e ajudam a melhorar o isolamento.
- Ligue os eletrodomésticos, como as máquinas de lavar a loiça ou de lavar a roupa, à noite pois emitem calor, o que faz com que aqueça a divisão onde estão. Também pode fechar a porta desta divisão mantendo assim o seu calor num espaço localizado.
- . Tanto o forno como o fogão emitem calor. Se quer manter a casa fresca, evite usar o fogão durante muito tempo e o forno em particular.
- Pode optar por trocar os têxteis por outros com materiais mais leves (como é o caso do linho e do algodão)
- Coloque fita isoladoras nas portas e janelas de forma a evitar a entrada de ar quente através das fendas.
Aposte nestas dicas para tornar a sua casa fresca nos dias de mais calor, sem gastar muito. E se tiver outras sugestões, partilhe connosco