Blog Domus

Aqui poderá consultar as últimas novidades da nossa equipa e do universo imobiliário. Boa leitura!

Shoes and arrows pointing in different directions on asphalt floor

Dicas para escolher o seu curso superior

Se quer ingressar num curso superior, seja aluno do 12º ano ou não, este artigo é para si!

Chegou o momento certo para pensar nas escolhas que terá de fazer. Este é um momento que pode ter tanto de entusiasmante quanto de assustador. Afinal de contas, é uma enorme responsabilidade que tem em mãos. Mas não se preocupe, pois muitos já passaram pela mesma situação ou estão a passar pelo mesmo neste preciso momento, e nós estamos aqui para o/a ajudar!

Um dos aspetos fundamentais neste momento é que esta decisão deve ser só sua. É importante que analise tudo aquilo que gostaria de explorar na sua carreira profissional e não se deixe influenciar pelas pessoas que o rodeiam.

Deixamos-lhe algumas dicas para ajudar a escolher o curso superior:

  • Analise as suas preferências: Primeiro comece por fazer uma pequena reflexão sobre as áreas de estudo que mais gostaria de continuar a estudar. Faça um pequeno exercício e pense nas disciplinas que teve no secundário e quais foram as que mais gostou e lhe provocavam entusiasmo. 

  • Siga as suas pisadas e não as dos outros: Muitas vezes somos influenciados a seguir um determinado curso ou profissão porque é o mesmo de familiares ou aquele que familiares gostariam de ter seguido e não o fizeram. Ou escolhermos determinado curso porque é o mesmo para onde colegas ou amigos vão. No entanto, esta é uma decisão com um grande peso e impacto no seu futuro e é por esse motivo que esta decisão deve ser muito pessoal. Ou seja, certifique-se que a sua escolha está alinhada com as suas vontades.

  • Recorrer a um profissional para ajudar: É muito comum as escolas disponibilizarem testes psicotécnicos no 9º e no 12º. No entanto nem sempre acontece e, como os mesmo não são obrigatórios, nem todos os alunos os fazem. Por isso, se estiver em dúvida sobre que curso seguir, e caso tenha a possibilidade para isso, procure a ajuda de um profissional. Esta ajuda pode ser na realização de testes psicotécnicos ou mais especializada ainda, como é o caso dos coaches vocacionais.

  • Defina um conjunto de opções: É importante definir um conjunto de cursos que gostasse de fazer. Apesar de poder pensar apenas num curso é importante que pesquise e reflita sobre os vários cursos existentes. Dessa forma, se não conseguir entrar no seu curso de eleição, terá outras opções. 

  • Fazer as provas de ingresso: Se a ideia de concorrer ao ensino superior é uma opção sua, certamente saberá que os exames nacionais são de extrema importância no acesso ao mesmo. Além de serem obrigatórios para aprovação na disciplina e que contam 30% da nota final. Aqueles que forem utilizados como prova de ingresso ao ensino superior contribuem entre 35% a 50% para a nota de candidatura.

  • Informe-se sobre todos os detalhes: É sem dúvida importante escolher um curso de que gostamos. Por algum motivo se dizem coisas como “Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar nem um dia na tua vida” ou “Deves seguir algo que gostes, porque, muito provavelmente, passarás os próximos 40 anos da tua vida, cerca de 8 horas por dia, a fazê-lo, e, por isso, convém que seja algo que te faça sentir realizado”. 

Claro que isso é importante, mas não é tudo e existem alguns aspetos que deve considerar tais como qual a taxa de empregabilidade do curso em questão, se a área que vai escolher oferece boas condições de trabalho ou se as mesmas são precárias, qual a experiência de outras pessoas que fizeram o mesmo curso.

Esperamos que estas dicas o/a tenham ajudado

Facebook
Twitter
LinkedIn
Email