Apostar na melhoria da eficiência energética da sua casa significa redução dos custos mensais e, sobretudo, um contributo significativo para a proteção do meio ambiente.
O primeiro passo para o conseguir passa pela avaliação do consumo de energia, pelo que o aconselhamos a solicitar um Certificado de Eficiência Energética, caso ainda não o tenha. Desta forma, irá perceber como utiliza a energia, quais os pontos críticos do seu consumo e como o poderá melhorar.
Medidas para melhorar a eficiência energética da sua casa
Deixamos-lhe aqui algumas dicas para conseguir ter uma estratégia de consumo energético mais eficiente que o vão ajudar a proteger o ambiente e a reduzir o custo da sua fatura de eletricidade.
Ainda que algumas destas dicas sejam um investimento um pouco dispendioso, pode sempre verificar se os apoios estatais existentes se aplicam ao seu caso.
Recorra a painéis solares
A simples instalação de painéis solares pode implicar uma redução de até 60% no consumo de energia. Para contrabalançar o esforço financeiro que esta medida implica, veja se pode aproveitar os apoios existentes ou opte pelo pagamento a prestações que algumas empresas já facilitam.
Opte por eletrodomésticos de baixo consumo
Se está a pensar comprar eletrodomésticos, escolha os que têm classificação A, A+ ou A++, uma vez que lhe garantem uma maior eficiência energética. Ainda que sejam um pouco mais caros, faça as contas e veja se compensam o investimento através da redução mensal da conta de eletricidade.
Esqueça as velhas lâmpadas incandescentes
Trocar as suas velhas lâmpadas incandescentes por lâmpadas de baixo consumo como as de LED é uma excelente aposta, já que estas podem trazer poupanças de até 90% do consumo energético e têm um período de vida útil expectável de 25 anos. Caso não consiga fazer o investimento todo de uma só vez, faça-o de forma faseada, uma divisão da casa de cada vez, por exemplo.
Troque as suas janelas
Escolha janelas de vidro duplo e caixilharia em PVC para melhorar o isolamento térmico da sua habitação e assim reduzir os gastos com climatização das divisões da casa.
Garanta um bom isolamento térmico de paredes e pavimentos
Quanto melhor for o isolamento térmico da sua habitação, menor é a necessidade de recorrer ao aquecimento ou à refrigeração dos espaços. Como tal, sugerimos que reforce o isolamento tanto de paredes como dos pavimentos com materiais locais como o aglomerado de cortiça, que sejam reciclados e apresentem baixo impacto ambiental.
Cores inteligentes
Escolha cores claras para as paredes da sua casa, já que estas ajudam a refletir a luz solar, permitindo-lhe diminuir o número de horas em que tem de ter as luzes acesas.
Aproveite a exposição solar
Se estiver a ponderar construir ou comprar uma nova habitação, tenha em atenção a exposição solar. Verifique se o imóvel tira o maior partido possível da orientação solar, através de, por exemplo, superfícies vidradas ou sistemas passivos de captação solar.
Controlo dos gastos de água
Seja a lavar a loiça, no banho ou até a lavar os dentes, lembre-se sempre de fechar a torneira quando não precisa de usar a água. Além disso, recomendamos o uso de torneiras e chuveiros com regulação do fluxo da água, bem como de autoclismos com dupla descarga e de bombas de calor como sistema de aquecimento de águas.
Esperamos que estas dicas para melhorar a eficiência energética da sua casa lhe sejam úteis para reduzir os custos com energia e para proteger o meio ambiente.
Fonte: https://galraorenovaveis.pt/